segunda-feira, 1 de dezembro de 2014



Paraná SOBRE MESAS IV
By Rangel

Brasileiro de Lisos em Aracajú


Para falar desta competição gostaria de, primeiro, compartilhar um conceito que tenho sobre as diferenças entre as modalidades LIVRE e LISO: Para mim a modalidade LIVRE é apenas um JOGO enquanto que a modalidade LISO é uma ARTE. Sem discutir preferências, sendo que a minha ainda é pelos cavados, para mim este conceito é facilmente justificável. A modalidade dos cavados é um jogo tradicional, nos arremete diretamente ao futebol de campo, sujeito as intempéries e aos campos enlameados (embarrados). Nos permite pleno domínio sobre os elementos e fundamentos do esporte, nos exige estratégia, raciocínio, paciência, empenho e também muita técnica para obtermos bons resultados. Já nos lisos, além de quase tudo isso, eu disse quase, o jogo não se realiza num “gramado”, o jogo acontece num palco. Aquela mesa extremamente lisa e limpa, mais parece um daqueles tablados onde se apresentam grandes artistas, bailarinos e patinadores. A dificuldade de domínio sobre os elementos do jogo em determinadas jogadas, torna o jogo extremamente dramático e emocionante, especialmente quando se trata de um jogo decisivo e, diante deste cenário, os técnicos assumem, em alguns momentos, uma figura muito mais artística do que atlética.
.
Os maiores astros dos LISOS em Aracajú: Franklin, Alex, Ivo e Mário

Em Aracajú, nós do Paraná, tivemos a oportunidade de mais uma vez sermos coadjuvantes e ao mesmo tempo expectadores deste espetáculo. Sem dúvida o maior e melhor campeonato da modalidade em nível técnico. Me parece que as escolas “nordestinas” e “gaúchas”, com suas peculiaridades, vêm promovendo uma disputa bastante salutar para o crescimento técnico. Os gaúchos cada vez mais se destacando e beliscando o título inédito da modalidade, os baianos sempre competitivos e os potiguares chegando para brigar e conquistar o título pela terceira vez nas últimas quatro competições. Também grandes técnicos de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe, Paraíba, Pernambuco e Alagoas se apresentaram nas mesas do Hotel Radisson. Boa estrutura de hotel, parabéns ao Flavio Lisa, a todos os colaboradores da FSFM e CBFM pela organização do evento. Parabéns aos técnicos participantes em especial aos campeões e demais premiados nas diversas categorias.

No Paraná

Competição somente em Cascavel na AFUMECA, com a definição dos quatro finalistas do Torneio Clausura: Rangel, Lucas, Deco e Ademir decidem o título no quadrangular final dia 13 de dezembro.
No próximo sábado, dia 6 de dezembro, teremos o TORNEIO DE VERÃO, no SESC Cascavel, com a participação dos técnicos da AFUMECA e do SESC.

SALVE O FUTMESA

Forte abraço, PAZ e BEM!